Resumo 2 Cinthya C Pia
PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL
Disciplina: Planejamento e Desenvolvimento Sustentável
Professora: Ms. Cyntia Miguel Pires Aluna: Allyne de Souza Eleotério
Emergência e Evolução da Política Ambiental Urbana no Brasil: do Estado Novo à Nova República (Artigo publica na RAP 01/97. Rio de Janeiro: 1997).
Claudino Luiz Meneses
Palavras-chave: Ambientalismo, Política Ambiental, Governo e Planejamento.
Atualmente há uma maioria populacional vivendo em áreas urbanas e uma minoria no campo, o que provoca alguns problemas ambientais graves decorrentes principalmente da falta de planejamento adequado e funcional. Com novos programas incentivadores e a modernização do campo, houve alguns produtores que não puderam acompanhar esse processo, ocorrendo assim, o êxodo rural, a modernização e industrialização envolvendo fatores políticos, sociais, econômicos e ambientais. Acarretava nesse momento, o aparecimento de uma nova camada de trabalhadores, a qual o Novo Estado oferecia melhorias para o socialismo na força de trabalho, porém, os privava de opinar sobre decisões políticas à sua própria melhor qualidade de vida vivenciada ali, incentivavam os direitos sociais, mas proibiam os direitos políticos, o que pode ser descrito como desnecessário, pois só enfatizavam a ideia de um país moderno a qualquer custo.
A partir da criação de Brasília, na década de 50, as desigualdades sociais e problemas gerados pela falta de planejamento eram postos em ênfase nos projetos políticos seguintes que foram criados a fim de resolver as dificuldades e fixar o desenvolvimento urbano. Porém, nos anos 70, a questão da poluição entrou em cena, antes desse período apenas a industrialização e modernidade era introduzida e priorizada, assim como a modernização trás alguns benefícios, ela também provoca poluição e problemas significativos, a fim de resolver esses problemas, surgiram movimentos reivindicatórios por melhorias na