Resumo 1ª parte de psicologia
Quando descobrimos as causas, ou seja, os eventos responsáveis pela sua ocorrência. Se conseguimos descrever os eventos responsáveis pela ocorrência de determinado comportamento, estamos a explicá-lo. * Diferentes tipos de psicólogos procuram diferentes tipos de relações causais: * Fisiológicas (atividade do sistema nervoso central) * Orgânicas (estados mentais como raiva, medo, frustração) * Ambientais (causas externas ao indivíduo)
1.2 Evolução das principais correntes teóricas da psicologia
* A emergência da psicologia enquanto ciência ocorreu apenas no final do século XIX na Alemanha. * É uma disciplina relativamente nova: A primeira pessoa a intitular-se psicólogo ainda era viva em 1920. * No entanto alguns filósofos e outros pensadores já se preocupavam com questões psicológicas há muito tempo.
* René Descartes (1596 – 1650): Filósofo, físico e matemático do século XVII “fundador da filosofia moderna” e “pai da matemática moderna”. Traçou os passos para a psicofisiologia moderna. Assumia que o mundo era uma entidade puramente mecânica que apesar de construída por intervenção divina, seguia o seu curso sem influência dessa intervenção.
Para podermos compreender o mundo basta compreender como foi construído. * Comportamento animal – objecto mecânico controlado por estímulos externos. * Corpo humano – máquina.
Movimentos automáticos e involuntários: ex. objecto quente. Reflexos - Não requerem a participação da mente; ocorrem automaticamente. O que separa os humanos do resto dos mundo? A MENTE – único atributo humano não sujeito às leis do universo Dualismo – ideia de que