Resumo 1ª Guerra Mundial
* Causas: Imperialismo, divisão colonial injusta, a afirmação do nacionalismo, o sistema de alianças e a paz armada e a corrida armamentista.
* Característica: É chamada de Guerra das Trincheiras. (Os países estão trincheirados defendendo o seu país).
* A formação das alianças
Essas alianças eram feitas secretamente entre os países, que tinham interesses em comum. Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria-Hungria e Itália A Áustria-Hungria uniu-se à Alemanha em represália à França, que frustrara a pretensão italiana de conquistar a Tunísia. Mas o fato de a Áustria-Hungria fazer parte do bloco incomodava os italianos, devido à questão das “cidades irredentas”. Tríplice Entente: França, Inglaterra e Rússia. O nome Tríplice Entente advém de Entente Cordiale (“Entendimento Cordial”) – forma como o governo francês definiu sua aproximação com a Inglaterra, de quem a França era adversária tradicional.
* Inicio: Francisco Ferdinando foi assassinado e isso foi o começo da guerra. Pois o rapaz que matou o arquiduque (austríaco) é sérvio, a Áustria invade a Sérvia e esta pede auxílio da tríplice aliança a fim de ter capacidade de defesa. França, Inglaterra e Rússia darão proteção, porém, isso acaba iniciando a 1ª Guerra Mundial.
* Fases:
- Guerra de Movimento – 1914
- Guerra de Trincheiras 1915/1918
- Novo Movimento – 1918
* 1ª fase: Guerra de Movimento
Era estruturada a partir do plano alemão, que atacou os franceses na frente ocidental e defendeu-se contra a Rússia.
* 2ª fase – Guerra de Trincheiras
Com o avanço sobre a França, encontrou forte resistência, com a ajuda dos ingleses e o que restou do exército belga, os franceses sustentaram posições a partir da linha que ia de Francres até a fronteira Suíça. Durante os três anos que se seguem não ocorreram mudanças significativas. Os soldados ficaram frente à frente em trincheiras, entre arame farpado.
* 3ª fase – Novo Movimento
Ao