Super Resumo da 1ª Guerra Mundial
História
1ª Guerra Mundial
- Antes da primeira guerra mundial, houve a chamada “Bela Época”, período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico, onde os países ricos viviam esperando para impor suas ideias aos países mais pobres.
-Com o grande crescimento econômico e tecnológico, os países da Europa começaram a investir cada vez mais em Guerras e no exército, assim acabando desenvolvendo as políticas de aliança. De um lado, Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
-Uma das principais causas da primeira guerra foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, na Bósnia, por um criminoso da “Mão Negra”. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.
-A primeira fase da guerra ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Logo de imediato, a capital e o governo francês foram transferidos para a cidade de Bordeaux e os franceses conseguiram conter os ataques dos alemães, que recuaram em setembro de 1914.
-A segunda fase da Primeira Guerra Mundial aconteceu de novembro de 1914 a março de 1918. Essa fase ficou conhecida como a Guerra de trincheiras, onde eles ficavam e guerreavam em grandes buracos cavados (as trincheiras), e cada um dos lados procurava garantir seus domínios, evitando a penetração das forças inimigas. Os combates terrestres tornaram-se extremamente mortíferos, com a utilização de novas armas: metralhadoras, lança-chamas e projéteis explosivos.
-Foi também durante a segunda fase que houve a entrada