resumido
Vegetação litorânea é constituída por todo o contorno litoral brasileira que possui 7.365 km de praias, sua vegetação varia de regiões e clima mesmo sendo pais tropicais. O litoral do Brasil é dividido pela temperatura das águas: mornas no Nordeste, frias no Sudeste e geladas no Sul, o motivo está nas correntes marítimas. O Nordeste é banhado pela grande corrente que vem do Golfo da Guiné, na África. O Sul é banhado pela grande corrente das Falkands, que vem da Antártica.
Vegetação litorânea se caracterizada por diversos tipos de vegetação, como: mangue, formações de vegetais de praias arenosas, vegetações de dunas, vegetações de restingas.
Vegetação mangue: é um ecossistema típico de áreas costeiras alagadas em regiões de clima tropical ou subtropical. Mesmo com uma variedade pequena de espécies o mangue ainda é considerado um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil devido às grandes populações de crustáceos, peixes e moluscos existentes. Durante a maré alta o mangue é alagado; na maré baixa exibe sua (espécie de lama fina e inconsistente, característica de certos fundos oceânicos) ricas em raízes trançadas dentre as quais destacam-se as respiratórias, As plantas típicas de mangues são resistentes ao alto teor de sal e à escassez de oxigênio, uma vez que são frequentemente inundadas por águas oceânicas. Áreas de mangue desenvolvem espécies arbóreas (arbustos que possuem raízes aéreas) é composto por apenas três tipos de árvores mangue-bravo ou vermelho, mangue-seriba ou seriúba e mangue-branco que podem chegar a até 20 metros de altura em alguns lugares do país. Esse tipo de ecossistema se desenvolve onde há água salobra e em locais semi abrigados da ação das marés, mas com “canais” chamados gamboas que permitem a troca entre água doce e salgada.
Vegetação restingas: A formação desses