RESULTADOS
Foram avaliados 10 cirurgiões-dentista, sendo 6 do sexo feminino, e 4 do sexo masculino, com idades entre 22 a 40 anos, todos residentes no município de Três Lagoas/MS.
A coleta de dados foi realizada no período entre março a junho do ano de 2009, sendo que as melhores fotos foram escolhidas para serem avaliadas pelo método RULA e REBA. Utilizamos os questionários adaptados por Hudson Couto para a avaliação dos desconfortos mais comumente encontrados nessa população de trabalhadores. Os dados a seguir revelam a eficiência da ergonomia quando aplicada corretamente, e a importância dela para a atividade profissional da população avaliada.
Ficou constatado que o CD mantém uma postura com flexão de pescoço acima de 20°, o que gera uma tensão excessiva da musculatura da região cervical. Os braços ficam em leve abdução, e há um desvio radial que é mantido por um longo período.
Através do questionário adaptado por Hudson Couto ficou constatado que o exercício da profissão exige um fator biomecânico significativo. Através da soma obtivemos como resultado de 10 e 14 pontos, onde indica um risco significativo para o surgimento das doenças ocupacionais, isso devido a repetitividade e posicionamento inadequado a que são submetidos.
O questionário Nórdico nos traz dados importantes e que serão mostrados nos gráficos a seguir:
Gráfico 1. Idade
Fonte: ZUQUE. ORTUZAL, 2009
A pesquisa constou com 40 % da população do sexo masculino e 60% do sexo feminino.
Gráfico 2. Estado Civil
Fonte: ZUQUE. ORTUZAL, 2009
Os dados demonstram que 60% dos entrevistados são solteiros, 30% são casados, e apenas 10% estão divorciados.
Gráfico 3. Tempo de profissão
Fonte: ZUQUE. ORTUZAL, 2009
A pesquisa revela que devido aos desconfortos e doenças ocupacionais que surgem os profissionais se aposentam cedo, 30% dos avaliados exercem a profissão de 1-5 anos; 60% exercem de 5-10 anos, e apenas 10% trabalham a mais de 10 anos nesse ramo.
Gráfico 4. Horas trabalhadas