Resultados Relat Rio
O íon Cu2+, na forma [Cu(Cl)4]2- , apresenta cor amarela em solução. Quando alguns desses cloretos são substituídos por H2O, devido a diluição da solução, a cor muda para azul claro. Esses complexos apresentam estrutura tetraédrica. Ao adicionarmos amônia no tubo de ensaio que continha Cobre II, ácido clorídrico e água a cor da substância foi mudando, nas primeiras gotas ficou verde claro, em seguida quando se acrescentou mais gotas a solução foi ficando azul, e logo após azul escuro. O íon Cu2+ reage com a solução de amônia para produzir o ppt azul claro de Hidróxido de Cobre(II). Hidróxido de cobre reage com o excesso da solução de amônia para formar o complexo tetraamincobre (II), de cor azul escuro.
Na solução de cloreto de cobalto (II), o íon Co2+ está coordenado com 6 moléculas de água, formando a espécie [Co(H2O)6]2+, de coloração rosa. As moléculas de etanol substituem H2O na esfera de coordenação do complexo de cobalto (II), sendo que a nova espécie em solução apresenta número de coordenação 4 e geometria tetraédrica, quando o íon Co2+ está coordenado com as moléculas de etanol. Quando apenas uma molécula de álcool etílico fica coordenada, a cor do complexo de Co2+ é vermelha. Quando adicionamos mais água nos tubos de ensaio 2 e 3 a coloração fica rosa mais claro.
Com base no que foi aprendido em sala de aula sobre complexos , após fazermos esses experimentos conseguimos compreender porque ocorre as mudanças de cor nas soluções.