RELAT RIO ZOO 2 INTRO E RESULTADOS

612 palavras 3 páginas
Segunda parte – A relação entre velocidade de voo e palatabilidade das borboletas
Introdução
Impalatabilidade é definida como uma característica que certos indivíduos apresentam de ser impalatáveis. Muitas vezes esses indivíduos, como por exemplo as borboletas, apresentam cores vivas que funcionam como sinais para sua impalatabilidade e alerta a seus predadores. No caso das borboletas, estas geralmente adquirem substâncias tóxicas por meio da alimentação de plantas (do gênero Passiflora ou Solanaceae) ou no momento da cópula, onde o macho passa a toxina para a fêmea e assim se caracteriza a impalatabilidade.
Mimetismo
Mimetismo é o caso em que uma espécie possui características que evoluíram especificamente para se assemelhar com as de outra espécie, um exemplo de evolução convergente.
Mimetismo Batesiano
Quando uma espécie tende a se parecer com uma espécie diferente que é chamada de modelo e que apresenta impalatabilidade ou que é tóxica. Predadores associam a experiência desagradável, no caso sabor ou outro atributo, com a coloração padrão da presa. Por isso evitam mímicos associando-os às experiências ruins com os modelos.
Um dos modelos mais imitados por aranhas e outros artrópodes são as formigas, isso porque as formigas são evitadas pela grande maioria dos grupos animais por apresentarem ferrão, fortes mandíbulas, exoesqueleto duro, substâncias irritantes como o ácido fórmico e um sistema de defesa espetacular já que vivem em colônia.
As aranhas que imitam formigas acabam apresentando um corpo que aparenta ser dividido em três segmentos, suas pernas se tornam longas e finas e suas quelíceras se assemelham a mandíbulas como as da formiga. Os olhos e o ferrão são imitados pela cutícula e fiandeira.

Mimetismo Mülleriano
Quando um conjunto determinado de espécies tendem a uniformizar uma característica e, por isso, obter vantagens com ela, como, por exemplo, um único padrão de coloração de advertência é adotado por todos. Neste tipo de mimetismo a interação

Relacionados

  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas