Restaurante
Antes o profissional de contabilidade era rotulado de guarda livros, onde só gerava informações para o público interno. Os livros contábeis eram escriturados a mão e os documentos eram digitados nas extintas máquinas de datilografia, agora, elas deram lugar aos computadores modernos e a internet, tornando-se a principal ferramenta do mundo moderno.
Com a maior fiscalização da Receita Federal e a mutação do mercado, veio a necessidade de informatizar, e conseqüentemente os antigos guarda livros se tornaram um importante gerador de informações com enfoque gerencial, fazendo planejamentos e prestando consultorias para o melhor desempenho financeiro , o que passou mais credibilidade.
Os programas e softwares modernos fazem com que a precisão e eficácia tornam se o diferencial para as empresas, e fazem também que as mesmas não percam tempo com a burocracia imposta pelo governo.
Valorize e respeite a profissional contábil, pois ela é a medicina das empresas.
A importância da Contabilidade nas Empresas
Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário. Ainda é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui também, é importante o papel da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel