restaurante felline
Este trabalho se desenvolverá com base na análise de um estudo de caso do Restaurante Felline, no qual destacaremos a gestão de pessoas, que trouxe para a empresa um diferencial de fundamental importância para seu sucesso, diante de um mercado altamente competitivo.
Para essa discussão faremos algumas reflexões sobre Gestão de pessoas, tratada por Chiavenato (1999) e Gil (2001), que discutem a importância das pessoas nas empresas e como seu desempenho está ligado ao sucesso das organizações e Psicologia Organizacional, com abordagens de Sampaio (1998) e Zanelli (2004).
DESENVOLVIMENTO
Na atualidade de crescimento da tecnologia nas organizações, o que se tornou um diferencial na concorrência de mercado é o fator humanos associado a gestão de pessoas.
De acordo com Chiavenato (1999,p.4):
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho toma considerável tempo de vida e de esforço das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, quase impossível, em face da importância e impacto que nelas provoca.
Isto é, a vida pessoal e profissional tende a se aproximar de tal forma que é difícil um funcionário estabelecer o que é um e o que o outro. O sucesso da vida se associa ao sucesso profissional e vice-versa.
A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.
Segundo Gil (2001 (GIL, 2001, p. 17):
A expressão gestão de Pessoas visa substituir a denominação Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para