Restaurante Felline
GESTÃO DE PESSOAS
1. INTRODUÇÃO
Com o presente estudo, pretende-se verificar se o Restaurante Fellini age conforme o modelo de gestão de pessoas. Pratica que vem se consolidando nas grandes organizações, que se fortalecem no mercado: Para o desenvolvimento deste trabalho, as principais fontes de pesquisas utilizadas serão: livros, artigos e sites referentes ao tema.
2. DESENVOLVIMENTO DO TEMA
De acordo com Rodrigo (2010, p. 11) “Fellini é uma empresa que alcança o paradigma da administração ‘win, win, win’, vence o cliente, que tem uma excelente relação custo-benefício, vence o colaborador que trabalha motivado e comprometido e vence a empresa que se mantém profícua através dos anos”. O que ele quis dizer é que neste modelo de Gestão vencem todos os envolvidos. É possível perceber que as empresas estão tendo uma nova postura na relação empregador-empregado, essas mudanças estão ocorrendo mediante a competitividade no mercado de trabalho. Contudo fizeram surgir alguns estudos relacionados com a satisfação e o bem-estar do trabalhador na organização.
Nessa perspectiva, o perfil do chefe que pretende levar sua equipe utilizando somente de seu poder hierárquico e de uma forma rígida de trabalho, no controle de suas equipes – está em franco processo de mudança. Algumas empresas admitem que não bastam salários atraentes e certos benefícios para motivarem seus colaboradores: na conquista de bons resultados, é necessário oferecer-lhes qualidade de vida. Segundo Vera Lúcia Cavalcanti (2004) "a Liderança é uma palavra abrangente e não é muito fácil de ser definida, pois liderar não é mandar.” Segundo ele, Liderança é conduzir, envolver e principalmente criar ambientes que por si só promovam novos líderes.
No case Fellini, observa-se uma gestão voltada para o bem-estar dos colaboradores é também participativa. Nelson Lascowsky, proprietário do Fellini, resolveu há alguns anos, dividir a gestão com seu funcionários através de um