Restaurante Felini
2014
HSBC
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sistema de Informação, Etica Politica e Sociedade, Economia e Modelo de Gestão.
Orientadores: Professores Henry T. Nonaka, Marcia Bastos, Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva,
Sumário
1 Introdução
“Informação é Conhecimento, Conhecimento é Poder e quem tem poder esta no Comando...” (Goxany Sonamize Uchouane)
Ao ler o artigo sobre o HSBC me pergunto: Até onde eu preciso me manter informado sobre a vida dos meus colaboradores? Se existe um limite, qual seria este limite?
Segundo Paulo Rubini – (Consultor de Empresas e blogueiro) – “A informação só tem valor quando gera conhecimento e o conhecimento não aplicado é tão inútil como a desinformação”.
Nesta produção textual tenho por objetivo fomentar, analisar questionar as ações tomadas não só pelo banco HSBC, mas também de outras empresas que adotam a mesma pratica.
2 DESENVOLVIMENTO
“O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.”
(Peter Drucker.)
Antes de tudo entendamos o que é conhecimento, informação e ética. Conhecimento não se reduz a informação que é o primeiro estágio daquele.
É necessário um tratamento adequado para que a informação se transforme em conhecimento.
A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida.
A “Era da informação e conhecimento” nos trouxe a perda da privacidade, de valores de respeito ao próximo. Transformou em obsoletos objetos outrora importantes extinguiu profissões e transformou outras.