Ressocialização do detento
Josemário Lima da Silva( Paulo Galdino Mares( maresgaldino@hotmail.com
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre os processos de ressocialização do detento no Brasil, fazendo análise das possibilidades de penalidades alternativas e suas aplicabilidades, perpassando pela compreensão de socialização e pelo descumprimento de normas que levam o cidadão a uma penitenciária. Tem ainda como objetivo correlacionar o comportamento de um ex-detento na sociedade e sua recepção ao convívio social, sendo este agora um cidadão livre.
Palavras chaves: Penitenciária, Detento, Pena, Ressocialização, Dessocialização,
Abstract: This paper presents a discussion of the process of reintegrating the inmate in Brazil, making the possibilities of alternative penalties and their applicability, passing through the understanding of socialization and the breach of standards that lead the citizen in a penitentiary. It further aims to correlate the behavior of an ex-convict into society and his reception into society, which is now a free citizen.
Keywords: Prison, Prisoner, Penalty, resocialization, Desocialization,
A insegurança pública cresce no Brasil, e vem tornando-se um verdadeiro verdugo. O problema é vivenciado por todas as camadas da nossa sociedade. Os índices da criminalidade só aumentam, os nossos presídios já não suportam mais egressos, a sensação de insegurança transparece na fisionomia do nosso povo. Possuímos um dos ordenamentos jurídicos mais completos do mundo, no que diz respeito à forma de tratamento e recuperação do detento, porém o nosso sistema penitenciário não vem conseguindo cumprir o seu papel primordial, que seria tornar o individuo apto para o convívio social. Pensar em ressocializar um ex-detento exige mudança de pensamento e de comportamento, tanto deste quanto da sociedade, visto que a ressocialização tem como objetivo a humanização do detento, dentro e fora