O capote
Um texto narrativo descritivo de Nicolai Gogol narrando história de um Capote, a historia se passa na Rússia, onde um rapaz chamado Acaqui, trabalha em uma repartição com o cargo de copiador, sempre excluído pelas pessoas, e não aceita de maneira alguma uma mudança de cargo.
Ele se exclui da sociedade e dos colegas de trabalho, desanimado e desmotivado para qualquer coisa ate para se alimentar não tem prazer ao degustar sua comida e muitas vezes levava o serviço da repartição para copiar em casa, pois era a única coisa que tinha prazer em fazer.
Seus colegas de trabalho nunca o enxergavam, apenas sabiam que ele copiava.
O capote de Acaqui é dado como sem conserto e ele se desespera e passa a ter como como objetivo e meta conseguir dinheiro para fazer um novo Capote, então passa a economizar e o capote passa a ser seu “objeto de desejo”, deixava de comer e gastar o dinheiro para fazer um novo Capote.
Conseguindo seu novo capote ele vai trabalhar Feliz, e ao chegar na repartição todos o notam e até mesmo é convidado para ir a uma festa, Acaqui vai a festa mas não se enturma muito, então resolve ir embora, e no meio do caminho de volta para casa ele é assaltado, levam o Capote dele, e a partir daí ele sofre pois não consegue resgatar o Capote, e ele vai na delegacia faz denuncia e ninguém o ajuda para procurar o Capote, e ele vai para casa deprimido e triste e conforme vai passando o tempo ele vai se deprimindo mais e fica doente e começa a faltar no serviço e ai percebem que algo aconteceu e um de seus colegas de trabalho passa a visita-lo mas ao chegar La se deparam com ele morto.
A partir daí, todos passam a ser assombrados no local onde aconteceu o roubo, e dizem que veem vultos e tentam roubar os capotes de todos que passam naquele local onde Acaqui foi roubado. Até que ele consegue roubar o Capote do rapaz a quem ele recorreu e não o ajudou e assim nunca mais se ouve ou vê a imagem de