Respostas
A economia nordestina baseia-se no setor primário (agricultura e pecuária). A da cana-de-açúcar, o cacau, o algodão, o tabaco, o feijão e a soja são os produtos mais cultivados. No setor da fruticultura, a região produz através de irrigação, acerola, manga, melão e uvas finas. Destaque também para a produção de mamão e cajú.
Na pecuária, sobressai-se o rebanho bovino de mais de 8 milhões de cabeças da Bahia mas que também é desenvolvido em outros estados. A suinocultura, a avicultura, a ovinocultura e a caprinocultura, esta de fácil manejo no sertão, também são atividades desenvolvidas na região Nordeste.
Devido às seguidas estiagens que acontecem no sertão nordestino, a agricultura de subsistência é a atividade primária das famílias do sertão.
O turismo já desponta como uma boa alternativa econômica desta região. As características naturais, o clima e sua localização, deixam a região Nordeste em vantagem com relação às demais regiões do país. A região possui o maior percurso litorâneo do Brasil. Seus destinos turísticos atraem cada vez mais turistas do mundo inteiro, justificando o crescimento do setor na região.
Expressivo crescimento econômico nos últimos anos, principalmente com a instalação de indústrias. Muitas indústrias deixaram a região Sudeste e se instalaram no Nordeste em busca de benefícios fiscais. No campo industrial, podemos destacar áreas de grande desenvolvimento como, por exemplo, Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de TI (Tecnologia da Informação), podemos citar o Porto Digital do Recife (maior pólo tecnológico do país), com grande destaque na produção de softwares.Destaque para a produção de petróleo, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. A região Nordeste é a segunda maior do Brasil em produção de petróleo. No estado da