Respostas
R: - Políticas públicas com viés descentralizador no âmbito federal possibilitando melhorias de infra-estrutura que acabam favorecendo o deslocamento de grupos ou segmentos industriais para outras regiões fora do Sudeste.
- Expansão de redes de comunicação e de transportes, oferecendo vantagens locacionais.
- Elaboração de políticas de incentivos fiscais implementadas por estados e municípios para atrair investimentos empresariais.
- Disponibilidade de mão-de-obra a custos mais baixos em áreas mais afastadas ou de implementação recente de atividades nos setores secundário e terciário.
02) A Mercedes-Benz (MB) procura responder aos novos desafios, adaptando aspectos da produção enxuta em novas fábricas fora de sua região de origem, a Europa. Em 1993, a Mercedes-Benz tomou a decisão de investir nos EUA, no Estado do Alabama. Em 1996, foi assinado um contrato entre a Mercedes-Benz, o governo de Minas Gerais e o município de Juiz de Fora, para a implantação de uma unidade da montadora no município mineiro. Para a instalação da unidade no Estado do Alabama: US$ 120 milhões para aquisição dos terrenos, despesas com infra-estrutura e melhoria das estradas vicinais próximas à fábrica - fornecidos por órgãos públicos do estado, agências de desenvolvimento regional/local, empresas fornecedoras de serviços e pelos próprios interessados (a MB e seus fornecedores sistemistas); US$ 60 milhões para o centro de treinamento profissional - fornecidos pelos cofres do Estado do Alabama. A MB não recebeu incentivos fiscais do Estado do