Respostas sobre a origem da vida
3. Indique os pontos fortes (evidências a favor) e os pontos fracos (evidências contra) da hipótese do Metabolismo primordial.
1- As descobertas feitas por Watson e Crick sobre o modelo de dupla hélice do DNA confirmaram a ideia de John Bernal de que o “polímero primordial” deveria ser capaz de guardar informações e se autoduplicar, mas apesar de ser capaz de armazenar códigos genéticos o DNA não consegue replicar-se sem a presença de certas proteínas que não existiam na terra primitiva, portanto a autoduplicação do DNA não seria possível. Outro fator que ajudou a descartar a hipótese de polímeros primordiais de DNA foi a alta resistência do DNA à decomposição por hidrólise, o que tornaria a reutilização de seus monômeros muito difícil.
2- Trabalhos científicos sobre origem da vida a partir de um RNA primordial foram possíveis após a descoberta de sequências de RNA capazes de acelerar algumas reações, que por atuarem como enzimas foram nomeadas de ribozimas. As ribozimas são capazes de retirar a base de um RNA (se esse for semelhante à ribozima) e transferi-la para outro, formando duas novas moléculas de RNA, dispensando a necessidade de proteínas complexas para a auto replicação, sendo assim o RNA poderia executar funções que atualmente são de RNA, DNA e proteínas, tornando possível o “mundo de RNA”. O problema do “mundo de RNA” é a complexidade dos nucleotídeos formadores do RNA, tendo em sua formação de 9 a 10 átomos de carbono, átomos de nitrogênio e oxigênio e o grupo fosfato, todos ligados em um padrão tridimensional muito preciso, e com o experimento de Stanley Miller foi constatado que a atmosfera primitiva tinha