respostas jung e oliveira netto
Curso/turma: Engenharia Mecânica
Acadêmico 1: Leonardo Garcia Ribeiro RA.:
Acadêmico 2: RA.:
EXERCÍCIOS
1) Jung (2004, p. 20) afirma que “Os papéis dos profissionais de mercado e dos cientistas se redefinem, se mesclam e implicam atualmente uma mudança dos padrões conceituais de: ‘o que é fazer ciência’”. Explique esta afirmativa.
Resposta: Padrões antigos definiam que o cientista deveria ser inato as questões sociais e politicas, sendo o único compromisso com a ciencia, ou seja, a ciência pela ciência. Atualmente o proficional que se predispõe a produzir conhecimento científico não pode aderir aos dogmas do passado. A produção de conhecimento científico deve estar aliada as necessidades da sociedade, logo o cientista deve estar sempre atualizado a todas as problematicas da sociedade a fim de estudá-las e então propor alguma solução viável.
2) “A ideia de condição torna a pesquisa interessante, pois o resultado não é previsível, gerando expectativa e curiosidade científica. O proponente da hipótese poderá testá-la sem comprometimento direto com o resultado, e estará experimentando um sistema e obtendo dados a partir da proposição inicial. Desta forma, hipóteses condicionais constituem-se em excelentes enunciados para a produção de pesquisas” (JUNG, 2004, p. 14).
Na citação apresentada, Jung (2004) expõe a relevância das hipóteses condicionais para a pesquisa científica. Neste sentido, mediante os conhecimentos apreendidos durante o curso, apresente um exemplo de hipótese condicional e um exemplo de hipótese de ocorrência. Em seguida, apresente as características de cada uma das hipóteses.
Resposta: Hipótese de Ocorrência: “Quando houver gado perto da cerca pode ter certeza que irá chover”. Esta hipótese não possui embasamento em qualque experimeto ou lei científica, vem apenas