economia
Direito noturno A
Jaqueline Santos
Joene Negreiros de Oliveira
Klebeson Magave Ramos
Rosilene Nogueira
Economia
Macapá
2014
ECONOMIA
A teoria econômica constitui-se de um corpo unitário de conhecimento da realidade, passiveis de uma divisão, principalmente por razoes didáticas.
A) (teoria dos preços)
Estuda a formação dos preços nos diversos mercados, por meio da ação conjunta da demanda e da oferta. Os preços constituem os sinais para o uso eficiente dos recursos escassos da sociedade e funcionam como um elemento de exclusão. b) MACROECONOMIA (equilíbrio da renda nacional)
Estudo as condições de equilíbrio estável entre a renda e a despesa nacionais. As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.
c) DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
Estuda o processo de acumulação dos recursos escassos e da geração de tecnologia capazes de aumentar a produção de bens e serviços para a sociedade.
d) ECONOMIA INTERNACIONAL
Estuda as condições de equilíbrio do comercio externo (importações e exportações), além dos fluxos de capital.
Considerações:
Com base no estudo da ciência da economia compreendemos a importância e relevância que a mesma tem dedica à sociedade como um todo. Para uma analise didática a compreensão, a ciência divide-se em: microeconomia (ou teoria dos preços) e a macroeconomia (teoria da renda nacional), onde a primeira explica a formação dos preços nos os diversos mercados por meio de ação conjunta da demanda (procura) e da oferta (que e a quantidade de bens e serviços oferecidos pelos produtores). Enquanto que a macroeconomia se dedica ao estudo da economia como um todo, buscando meios de equilíbrio de renda, despesas nacionais, desenvolvimento econômico e aumento de produção de tecnologias capazes de aumentar bens e serviços para sociedade, assim também como a economia internacional do comercio externo (importações e exportações). Portanto