Respostas exercício de química
1ª-
a) A=Z+N A=1+2 A= 3
b) A carga do núcleo é +1. Ele é um isótopo trítio, ou seja, núcleos com números de prótons iguais e massas diferentes.
Normal: N=0 e Z=1
Deutério: N=1 e Z=1
Trítio: N=2 e Z=1
c) A carga total seria cátion +1, pois o número de Prótons difere do número de elétrons.
Prótons=1 e Elétrons=0 ________ logo, 1-0= 1.
2ª- a) F- = ânion => próton-elétron => 9-10 => -1 b) H+ = cátion => próton-elétron => 1-0 => 1 c) He° = gás nobre => próton-elétron => 2-2 => 0 d) K+ = cátion => próton-elétron => 19-18 => 1 e) Cl- = ânion => próton-elétron => 17-18 => -1
3ª- a) A=Z+N
A= 8+8
A=16
b) A carga do núcleo é +8, pois o nêutron é desprezível diante da carga do próton.
c) A carga total é um ânion -2, pois logo que ganhou dois elétrons perdeu seu estado de neutralidade (8-8=0), e passou a ser um ânion (8-10= -2).
4ª- Ambos são o mesmo elemento químico, a diferença é que o Na+ é o sódio positivamente carregado, ou seja, ele está em falta em um elétron, já o Na está neutro, ou seja, sem falta ou excesso de elétrons. Podem ser chamados respectivamente de (Na)Sódio e (Na+)Cátion de Sódio.
5ª- reposta: letra “C”
Cada lugar da tabela define um elemento, colocado em um lugar estratégico com características próprias (você não vai achar um metal no grupo de halogênios por exemplo) Tendo o mesmo número de prótons, vai ter o mesmo número atômico, que vai definir o mesmo lugar na tabela, que vai definir as mesmas características e que, consequentemente, vai ser o MESMO ELEMENTO!
OBS: Isótopos são sempre átomos do mesmo elemento químico (tão sempre no mesmo lugar da tabela) com mesmo número de prótons. a única diferença entre os 2 é a massa. No resto é tudo igual.
6ª-
a) O iodo tem número atômico 53, portanto possui 53 prótons. b) O número de nêutrons é dado pela diferença entre o número de massa e o número de prótons: N=A-P => N=131-53 => N=78. c) O número de