Respostas Estudo De Caso
ESTUDO DE CASO
Quais as estratégias utilizadas pela Rede Âncora para se diferenciar no setor de autopeças e para aumentar a competitividade?
Resposta
A Rede Âncora adotou como estratégia de diferenciação o modelo americano de rede de varejo e autopeças, no qual há uma associação entre lojas de varejo a fim de reduzir custos e assim aumentar a competitividade. Com esse modelo em mente, foi criada uma Sociedade Anônima, com capital fechado e com cotas iguais entre as empresas. Para criar comprometimento, os associados viraram investidores, o que facilitou o acesso e a difusão de tecnologias. O êxito no aumento de poder de competitividade se deu com a soma dos pedidos e consequentemente, o ganho de escala. Com a crescimento da empresa, viu-se a necessidade de implementar ações que permitissem destaque e diferenciação maiores. Assim foi dado destaque para ações de cooperação, como compras coletivas direto de fábrica, desenvolvimento de software de gestão para os associados, padronização visual e uso de marca única, implementação de sistema de comércio eletrônico além de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, o que agregou valor e permitiu maior crescimento da rede.
Que benefícios as empresas do setor de autopeças do Rio Grande do Sul obtiveram participando da Âncora S/A?
Resposta
No Rio Grande do Sul, assim como em outras regiões do país, a demanda era a busca por aumento de competitividade em frente aos grandes revendedores. Aderindo à Rede Âncora, foi criado um centro de distribuição para facilitar a vida dos associados e assim melhor atender às necessidades dos consumidores. Surgiu então a gestão integrada de produtos, idealizada por Claudio Bondani, o que trouxe grandes benefícios para o Estado, como o aumento da demanda, pois tornava possível fazer negociações diretas com fábricas de renome internacional, a possibilidade da compra da própria rede ou da loja conforme a demanda do local, assim tornando o estoque bem gerenciado, e por