Respostas de negociações
1. Negociação com familiar: Negociei com minha mãe a mensalidade da faculdade, pois eu não teria condições de pagá-la sozinho, então negociamos e combinamos que eu começaria fazer com a ajuda dela, assim dividindo a mensalidade ao meio comigo.
Negociação com amigo: Fiz uma compra online de um console Play Station 3, mas acabei fazendo dois pedidos e acabou vindo dois. Para não perder o dinheiro e ficar com dois consoles sem necessidade alguma, negociei com meu amigo a venda de um deles pelo mesmo valor para que eu não ficasse no prejuízo, já que eu tinha comprado em promoção ele pagaria um bom valor e também iria me ajudar.
Obs: Obtive sucesso em ambas as negociações
2. Na minha opinião é mais fácil, as pessoas mais próximas á você sabem seus costumes, seu modo de pensar e também suas dificuldades e limitações. Talvez pela intimidade ou consideração, uma pessoa mais íntima á você pode aceitar algo que alguém que não te conheça e não tenha intimidade contigo não vá aceitar.
3. Auxilia muito, como já disse na questão numero 2, por alguns motivos citados. Se eu fosse negociar com alguém desconhecido eu iria analisar mais os pensamentos da pessoa, tentaria colher cada vez mais informações para saber qual o seu ponto de vista na negociação, qual o seu ponto de chegada e seus objetivos, e claro, adquirir confiança é a base da negociação também.
4. Em questões familiares muitas vezes um lado só é ganhador, porém depende muito da circunstância, muitas vezes um lado precisa perder para o outro poder ganhar e nem por isso o lado perdedor se arrepende de ceder em algo. Acredito que por eu ser bastante ansioso e querer que as coisas se resolvam com urgência, a falta e paciência e a teimosia seriam coisas que eu precisava