Respostas das questoes tópicos
1- R: Cabe ao estudante de nutrição adotar postura critica em relação aos mesmos, observando os princípios técnicos, científicos e éticos que disciplinam a profissão.
O nutricionista deve utilizar os guias alimentares legitimados pela comunidade cientifica e/ou órgãos governamentais mediante estudos científicos. Daí a necessidade da busca por fontes de pesquisa fidedignas para os estudos e trabalhos universitários.
Existem vários modelos de guias alimentares circulando pela mídia, é preciso ser criterioso na hora de fazer a escolha do mais certo. O guia alimentar precisa ser legitimado pela comunidade cientifica ou órgãos governamentais, e por esse motivo é preciso realizar a busca por fontes de pesquisa confiáveis e adotar postura critica em relação aos mesmos, observando os princípios técnicos, científicos e éticos.
2- R: Criadas em 1937 por Pedro Escudero, médico argentino, que introduziu o estudo da alimentação e da nutrição nas escolas de medicina de seu país, como uma visão da clínica médica, divulgou as Leis da Nutrição e rompeu com o empirismo que até então cercava o tema.
As 4 Leis da Nutrição são:
1a) Lei da Quantidade - Deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio seu balanço. As calorias ingeridas devem ser suficientes para permitir o cumprimento das atividades de uma pessoa.
2a) Lei da Qualidade - O regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo, todas as substâncias que o integram. O regime completo inclui todos os nutrientes, que devem ser ingeridos diariamente.
3a) Lei da Harmonia - As quantidades dos diversos nutrientes que integram a alimentação devem guardar uma relação de proporção entre si. Deve haver harmonia entre os nutrientes presentes na dieta.
4a) Lei da adequação - A dieta deve ser adequada a cada indivíduo e deve atender aos requerimentos de idade, sexo, atividade física, estado fisiológico e requerimentos