Respostas Biológicas da Cartilagem
99
0004-2773/11/40 - 03/99
Arquivos Catarinenses de Medicina
0AC86> 34 A4E8B«>
Respostas biológicas da cartilagem na osteoartrose frente às alterações cinemáticas da marcha: uma revisão de literatura
Biological responses of cartilage in osteoarthritis forward to kinematic changes of gait: a review of literature
Letícia Miranda Resende da Costa1
Resumo
Introdução: a cartilagem é um tecido bastante hidratado que possui características que lhe garantem ao mesmo tempo rigidez e elasticidade. Sabe-se que na osteoartrose há degeneração da cartilagem e alteração na marcha, no entanto ainda não compreendemos claramente como se dá esta degeneração articular em resposta às alterações da marcha. Objetivo: o objetivo deste estudo foi verificar, por meio de uma revisão da literatura, quais as respostas biológicas da cartilagem na osteoartrose frente às alterações cinemáticas da marcha. Métodos: este artigo revisa informações acerca das diferentes respostas biológicas do tecido cartilaginoso nas alterações cinemáticas da marcha, através de consulta ao banco de dados PUBMED, utilizando os unitermos: ”cartilage”, “kinematcs”, “gait” e “osteoarthrosis”. Resultados: apesar dos estudos analisados confirmarem que há alteração na cinemática da marcha e destruição da cartilagem articular não existe um consenso de como se dão essas alterações e qual a implicação direta dessas alterações no tecido cartilaginoso. Conclusão: foram encontradas divergências entre os estudos pesquisados principalmente em virtude da falta de controle das variáveis como: idade, massa corporal, sexo e calçado.
Sendo assim não podemos afirmar que as alterações encontrados no tecido cartilaginoso do indivíduo com osteoartrose aconteceram como consequência das alterações cinemáticas da marcha.
Descritores:
Abstract
Introduction: cartilage is a very hydrated tissue which has characteristics that guarantee both rigidity