Resposta imune
Resposta imune é o tempo decorrido entre a estimulação do sistema imune do hospedeiro (indivíduo infectado) e o intervalo para a produção de anticorpos(proteínas). É mais longo na resposta primária, quando comparada com a resposta secundária.
Resposta primária
É quando o organismo entra em contato, pela primeira vez, com um determinado antígeno. Nesse padrão de resposta, transcorridos alguns dias, em média 5 a 14 dias, há um predomínio inicial de anticorpos da classe IgM. Posteriormente (só depois), os anticorpos da classe IgG, IgE e IgA começam a ser detectados.
Resposta secundária
É quando o organismo, já tendo experiência anterior para determinado antígeno, é reexposto(novamente é contaminado ou adquire a mesmo agente que antes o infectou) ao mesmo. Nesse caso, a produção de anticorpos se dá de forma mais rápida. Em geral, dentro de 3 a 5 dias após a reexposição já se detecta uma elevação (aumento na quantidade) de anticorpos.
Nesse tipo de resposta pode ocorrer elevação de IgM, mas o predominante é a elevação(aumento na quantidade) de anticorpos das classes IgG e IgA.
O tempo que o organismo leva para apresentar resposta secundária, 3 a 5 dias, é um tempo curto quando estamos diante de infecções por microorganismos que tenham períodos de incubação mais longo, porém, se estivermos diante de patógenos que tenham períodos de incubação curto, pode ser que a doença acabe ocorrendo antes mesmo do hospedeiro(indivíduo infectado) “se dar conta” da invasão
TEXTO ADAPTADO POR PROFESSOR FÁBIO
Espero que esteja claro e qualquer dúvida não deixe de