Resposta AP11 Final
1. Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retire do texto dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema. Depois, retire do texto também dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.
O editorial da Folha de São Paulo fala da linguagem usada pelo Poder Judiciário, caracterizando-a como desnecessária, confusa e demasiadamente longa. Os trechos, “falar muito não significa ter muito a dizer” e ainda, “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário...”, podem justificar o tema.
O autor crítica essa linguagem empolada e prolixa, expondo seu ponto de vista de discordância à prática usada no Judiciário. É possível perceber sua aversão quando cita: “Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns advogados de defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino” e também em, “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta”.
2. Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a. “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”
3. Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.
Respostas:
a)Neste trecho o conhecimento prévio fundamental é o conhecimento textual, que é construído pela convivência com diferentes textos em diferentes