resposta ao forum
Discuta sobre as diferenças das atividades de apoio à logística no setor público e no setor privado. Foque, mas não limite a discussão, no processo de compras.
No setor público, não é visado o lucro, os contratos com os fornecedores são estabelecidos pela Administração Pública através de processos licitatórios, exigindo toda uma formalidade.
Já no setor privado, onde o objetivo maior é o lucro, há uma maior flexibilidade quanto a escolha de fornecedores, conforme o desejo da empresa.
Para ambos setores a logística é responsável por prover recursos, equipamentos e informações para execução de todas as atividades de uma empresa.
ATIVIDADE 3 LOGISTICA
Discuta as questões abaixo:
1.O que compõe as atividades operacionais da logística?
Pode-se chamar de atividades operacionais da logística aquelas que apoiam os processos de compra, armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, manutenção da informação, podem ser divididas em dois processos: Administração de Materiais e Distribuição Física.
2.Qual a característica de compras na administração pública que a diferencia da privada?
A administração privada é mais flexível, já a administração pública , os contratos com os fornecedores são estabelecidos através de processos licitatórios, exigindo toda uma formalidade.
3.Quando uma licitação será dispensada, dispensável ou inexigível?
A licitação pode ser dispensável quando a lei considerar que o valor de contratação não compensa os custos da Administração Pública com o procedimento licitatório.Ocorrerá naqueles casos em que a realização ou não do procedimento licitatório ficar sob a discricionariedade do administrador. Entretanto, somente configurará essa hipótese se o valor da contratação obedecer ao disposto no art. 24 da Lei 8.666/93. Assim o administrador pode fazê-la ou não, segundo sua discricionariedade.
Na licitação dispensada, o administrador não tem escolha, isto é, há impedimento à licitação, esta não poderá ser