Morgan e o Parentesco
Segundo Lewis Morgan, as sociedades têm evoluído da mesma forma, sendo a única diferença baseada nos “estágios” onde estavam.
Ao longo dos seus estudos baseou-se na comparação de sociedades com o objetivo de obter todas a informações necessárias para puder classificar estas sociedades eu “estágios de evolução”.
Durante o seu trabalho o antropólogo recorre, na sua maioria, a inquéritos e são estes processos promovem uma descoberta muito relevante para a Antropologia: o Parentesco.
Lewis Morgan foi o primeiro antropólogo a referir que o parentesco é uma forma de organização social. Com isto, é exposto com a ideia de que o seu estudo com os iroqueses foi o maior contributo que poderia existir para as ciências sociais, isto é, não é só a biologia que determina o parentesco das sociedades do mundo, mas sim o significado que cada sociedade confere a este conceito.
O trabalho que Lewis Morgan realizou, levou a que a Antropologia se estreasse em considerar o parentesco como um aspeto muito importante nas tomadas de decisão dos mais variados grupos.
2 - Aliança e descendência são dois termos frequentemente usados quando nos referimos ao parentesco e devido às diversas interpretações das variadas sociedades é importante distingui-los, embora algumas