Responsabilidade socioeconômicas de empresas e estratégia
A responsabilidade socioeconômica e a estratégia das empresas é um tema atual e relevante e, nos últimos anos, vem sendo consolidada à crença que as empresas devem assumir um papel mais amplo perante a sociedade em que esta inserida e que não somente o de maximização de lucro e criação de riqueza para si.
O crescente aumento da complexidade dos negócios, o avanço de novas tecnologias e entre outros fatores, levou a um aumento significativo da competitividade entre as empresas e, desta forma, elas tendem a investir mais em processos de gestão de forma obter diferenciais competitivos. Para as empresas, a responsabilidade socioeconômica pode ter um papel de uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade, a visibilidade de sua marca e potencializar o seu desenvolvimento. A responsabilidade socioeconômica das empresas, quando seriamente praticada, gera vantagem competitiva através da diferenciação da organização e da identificação de valores comuns com seus clientes. Atualmente os modelos de diferenciação tradicionais não são suficientes para explicar novos modelos de gestão como a responsabilidade socioeconômica, já que ela também pode ser um importante instrumento para se alcançar vantagem competitiva. Assim, além das vantagens que a responsabilidade social gera para seu público-alvo, as empresas também obtém diversos benefícios com estas ações, e de fato acaba se tornando uma relação Ganha x Ganha.
Já que a responsabilidade socioeconômica corporativa tem se apresentado como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações e tem exercido impactos nos objetivos e nas estratégias das empresas, temos como proposta abordar a relação entre Responsabilidade socioeconômica com a estratégia das organizações.
2 Desenvolvimento
O conceito de responsabilidade social corporativa não é consensual, mas historicamente, se desenvolve a partir da década de 50, quando começa a ser questionado o papel das empresas no