Responsabilidade socioambiental sob a ótica da contabilidade.
Disciplina: Teorias da Administração.
Professor: Me. José Christiano Villas Boas.
Nome: Luiza Benatti Cordeiro
07/05/2013
1º C – Ciências Contábeis
Matrícula:
E-mail: luizavgacontabil@hotmail.com
Fone: (35) 9225-5845
Curso de Ciências Contábeis
Responsabilidade socioambiental sob a ótica da contabilidade.
A Responsabilidade socioambiental é um dos assuntos mais abordados ultimamente, ganhando ênfase no meio empresarial e na mídia. Perante as transformações sociais e econômicas presenciadas ao longo do tempo, atualmente, é notório que os movimentos ambientalistas crescem ligeiramente tornando assim um grande desafio.
Segundo Machado Filho (2006 apud Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Curso de Graduação em Ciências Contábeis, [2007?], p. 13), quando relata no prefácio de seu livro um texto de Roberto Silva Waack (presidente da Orsa Florestal e diretor executivo da Holding Grupo Orsa), menciona:
A cada dia que passa, a responsabilidade social é mais discutida nos diferentes ambientes da sociedade. Ela mudará o mundo das organizações, pois já tem, e terá muito mais, influência nas relações entre capital e trabalho. Avança com consistência nas interfaces entre empresas e as comunidades de seus entornos e, recentemente, ampliou seus horizontes para uma abordagem mais sistêmica, dando substância ao candente conceito de sustentabilidade.
Percebe-se que as questões sociais e ambientais passaram a ser, sem dúvida, um dos pontos mais relevantes dos últimos tempos e devem ser compreendidas em seu amplo sentido e não apenas ligado ao amor à humanidade ou por caridade, mas também em relação a inter-relações das atividades empresariais, como a questão acerca da sustentabilidade ao longo prazo. Por outro lado este tipo de ideologia é alienado e pode ser considerada como romantizada, pois muito se fala e pouco se faz para mudar. De certa forma as empresas se sentem na “obrigação” de