RESPONSABILIDADE SOCIAL
2. A responsabilidade social nas empresas vem a beneficiar a sociedade. É uma nova forma de gestão que visa diminuir os impactos negativos na sociedade e, principalmente no meio ambiente. São as empresas se conscientizando cada vez mais sobre o seu papel na comunidade onde estão inseridas, trata-se de um permanente comprometimento ético, pois todas as ações feitas pelas empresas impactam de alguma forma na vida das pessoas, principalmente de seus funcionários, familiares e na comunidade como um todo e contribuir para um melhor desenvolvimento econômico para a empresa.
A responsabilidade social, presente em muitas empresas, gera dúvidas ao pensar em qual núcleo começar, externo ou interno? Diversos fatores entram em debate, todos são atrelados ao que chama-se de cidadania; fatores externos voltados ao benefício da sociedade em que se localiza são bem vistos por todos, fatores internos são vistos por empregados e pessoas diretamente ligadas à organização, como fornecedores, porém ambos se completam.
Entende-se que a maioria das empresas estão focadas em ações de nível externo, desenvolvendo atividades sociais ligadas à sociedade. A empresa contribui para o desenvolvimento de si e de seus funcionários, além de consolidar a imagem organizacional (MELO NETO, FROES, 2004).
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO BRASIL
2.1 Verifica-se que as empresas no Brasil apontam uma preocupação com o fator sócio responsável, mas apesar disso o número de empresas envolvidas com essa questão ainda é pequeno comparado a diversidade de ramos de atividades existentes. Melo Neto e Froes (2004), salientam que 67% das empresas realizam atividades de ação social na região Sudeste do país, 50% na região Sul, essas ligadas a área da indústria, e 55% no Nordeste. Esses números apresentam um envolvimento baixo se comparado as regiões econômicas a que pertencem, no entanto, muitas empresas estão adotando essa postura de responsabilidade social. Com o passar do tempo às empresas e