quimica
Departamento de Ciências Exatas
Licenciatura em Química
EXA467 - Experimentação para o Ensino de Química IV
Período 2015.1 – Professora Dalila Monteiro
Aluna: Gelly Maria Almeida Portugal
Planejamento de atividade experimental investigativa.
Situação problema: O Brasil passou a viver, a partir de 2014, os primeiros grandes focos daquilo que pode ser chamada a maior crise hídrica de sua história. Com um problema grave de seca e também de gestão dos recursos naturais, o país vem apresentando níveis baixos em seus reservatórios em épocas do ano em que eles costumam estar bem mais cheios. Essa ocorrência, de certa forma, representa uma grande contradição, pois o Brasil é considerado a maior potência hídrica do planeta. Apesar de abundante, o potencial hídrico do Brasil está mal distribuído. A Amazônia, por exemplo, detém a maior bacia fluvial do mundo, mas é uma das regiões menos habitadas do Brasil. Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O principal problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta de água tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos, agravando ainda mais o problema da escassez de água nessas cidades.
Problema: Um poço foi cavado e a água, que foi encontrada, era salgada. Como podemos separar a água do sal?
Conhecimentos prévios: Questionar os alunos sobre o que conhecem sobre a escassez de água. O que é uma água salobra? A mistura água-sal é homogênea ou heterogênea? Como separar esta mistura?
Informações: Apresentar alguns dados sobre a água no país, dar informações sobre o consumo consciente de a água. Sugerir busca de informações sobre propriedades físicas e químicas da água.
Hipóteses/Sugestões:
Solicitar aos alunos que, baseados em seus conhecimentos apresentem sugestões de como separar água do sal, de forma que obtenhamos