Responsabilidade social
Conceito, Stakeholders e Política de Responsabilidade Social
O ser humano é essencialmente um ser social que tem a necessidade básica de interacção. Quer a nível individual, quer no coletivo, assumimos de forma consciente ou inconsciente responsabilidades uns para com os outros, já que todas as nossas acções produzem consequências.
Esta é, por assim dizer, a definição de responsabilidade social no sentido mais amplo. Como, então, se aplica o conceito da responsabilidade social nas empresas? Como se implementam as políticas de responsabilidade social nas empresas, como se processa a sua organização e como envolver as partes interessadas? Este será o tema do nosso trabalho.
Definição de responsabilidade social nas empresas
Quando ouvimos falar em responsabilidade social nas empresas, regra geral, associamos à reciclagem de resíduos domésticos. Este conceito é sem dúvida um dos aspectos da responsabilidade social, porém, vai mais longe. Envolve também o respeito pelas pessoas com as quais a empresa convive diariamente directa ou indirectamente, assim como o apoio que se presta à sociedade através dos serviços individuais ou organizacionais.
No caso concreto das empresas, define-se responsabilidade social como a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas suas operações quotidianas, assim como na interacção com todas as partes interessadas. Trata-se de uma forma positiva de contribuir para a sociedade, gerindo os impactos sociais e ambientais da organização e fomentando a competitividade. Uma organização que se esforça por ser socialmente responsável desenvolve o seu trabalho tendo em conta a comunidade em que está inserida e o ambiente em que opera. As organizações, como motores de desenvolvimento económico, tecnológico e humano, apenas se realizam completamente se considerarem no âmbito das suas atividades factores tais como respeito pelos direitos humanos, investimento na valorização pessoal, a proteção do