Diversos
Este estudo mostrou que existem vários fatores que influenciam nos problemas advindos do manuseio e transporte de cargas pesadas, permitindo verificar as hipóteses e alcançar os objetivos propostos inicialmente.
O minucioso levantamento das referências bibliográficas deste estudo, nos permitiu verificar que existe uma série de efeitos tanto agudos quanto crônicos, provocados pelo levantamento e transporte manual de cargas. Assim, também, foi possível verificar, através do exame médico, realizado no estudo de caso, que 67,8% dos trabalhadores avaliados apresentam problemas crônicos, com deformações da coluna, e que 71,4% destes apresentaram problemas agudos, com dores ou desconfortos na região lombar.
O comportamento de diversos governos, incluindo o Brasil, sobre qual deve ser o peso que deve ser manuseado em atividade de trabalho, foi discutido. Neste ponto, encontra-se uma série de divergências quanto aos limites. Observamos que no Brasil, assim como na maioria dos países, existe uma carência de leis e normas rígidas, que regulamentem este tipo de atividade. Também observamos, que