Frigoshop / taxi driver
725 palavras
3 páginas
Caso FrigoshopA empresa não defeniu uma correta orientação de Marketing para a sua empresa.
Sendo a principal finalidade do Marketing a criação de valor e satisfação dos clientes, estabelecendo relacionamentos duradouros, fidelizando, mantendo e desenvolvendo esses relacionamentos pela satisfação ou superação das suas expectativas, possibilitando assim a captação de novos clientes, pela análise feita ao texto fornecido, esse não foi o caminho seguido pela empresa.
No que concerne ao planeamento de distribuição, após o processo de compra, a empresa desvincula-se do cliente, não acompanhado, com a empresa de distribuição, o processo de entrega do produto. Neste caso o produto só chegou ao cliente um mês depois. Após e recepção, embora insatisfeito com o serviço de entrega, existe ainda assim um elevado grau satisfação com o produto, “Foi caro e demorado, mas estou encantado com o produto”.
Como se não bastasse, aquando da sua afirmação, recebe um telefonema com uma abordagem que é um bom exemplo de como não se deve fazer. Não tinham qualquer informação sobre a entrega, se realmente tinha sido feita e quando, e sobre o grau de satisfação do cliente, e ainda assim exigiram o pagamento, que já se encontrava fora do prazo acordado, e ameaçaram o cliente com a entrega do processo a um advogado.
Para que a empresa pudesse ter sucesso deveriam ser feitas diversas alterações e implementadas regras e processos que permitam obter informação sobre todo o processo desde o atendimento/venda até à entrega, reclamações, etc.
Tendo um bom produto, embora a preços elevados, deverá ser considerado um plano de comunicação efetiva com a empresa de distribuição, por forma a entregar o produto no mais curto espaço de tempo e em ótimas condições. Desta forma o preço, embora elevado, seria minimizado pelas expetativas iniciais criadas pelo cliente, que na realidade foram igualadas ou superadas, aquando utilização do produto.
Para garantir a satisfação, fidelização, e