Responsabilidade social
SÃO PAULO
2013
1. Globalização
De acordo com Fonseca (1997) o mundo começou a ficar globalizado no início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associava a tecnologia de telecomunicações e com a queda das barreiras comerciais. Existe interligação acelerada dos mercados internacionais, possibilidade de movimentar grandes quantias de valores em segundos, é a “Terceira Revolução Tecnológica” (processamento, difusão e transmissão de informações).
O mercado financeiro é uma massa mundial dentro da qual se aposta em tendências conflitantes, modelos de empresas, abertura de comércios, a mundialização das marcas de produtos, mais ágil, viabiliza o fechamento de negócios em segundos. A globalização é um fenômeno com ramificações industriais, de prestação de serviços, comerciais ou financeiras, graças à queda do custo da comunicação e as novas tecnologias de troca de dados. A rapidez, o barateamento e a confiabilidade caracterizam a globalização do ponto de vista tecnológico. A Velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização.
2. Aspectos Positivos da Globalização
Podemos destacar diversas vantagens que são resultantes da globalização. Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhando a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço foi sendo mais baixo. Além disso, a facilidade de comunicação também melhorou muito, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real, há alguns anos só se sabia o que acontecia em outro continente após meses. Os meios de transportes também impulsionaram a globalização e também melhoraram de acordo com a mesma.
A globalização apresenta aspectos positivos também na economia, ciência e cultura que são descritos abaixo, conforme Held (2001):
Aspectos econômicos
Numa economia globalizada as empresas podem diminuir os custos de produção de seus produtos,