responsabilidade social
Ética é tão importante no mundo dos negócios quanto o conhecimento técnico. Ela é condição de lucros econômicos e sociais e pode ser um excelente auxiliar na tomada de decisão, apontando caminhos mais seguros, honestos e justos.
As organizações em geral são microestruturas sociais e criam valores e crenças, escolhem caminhos, optam por uma forma de ser e de agir consciente ou inconscientemente. Essas escolhas são de suma importância, pois os valores orientam a vida organizacional.
Os empregados precisam apropriar-se dos valores de sua empresa, a fim de manter uma coerência técnica e ética que os faça partes de todo sem perder sua identidade pessoal. Quando a empresa segue um caminho ético de respeito à dignidade da pessoa, a sua liberdade e emancipação, assumir seus valores é o caminho mais coerente e facilitador, pois o trabalho cumprirá sua verdadeira missão de levar o ser humano a concretizar seus ideais e os objetivos de produção, com isso contribuindo para uma nova ordem social.
A razão é considerada um atributo humano importante relacionado a justiça, igualdade, felicidade e tolerância e tornou-se um instrumento a ser utilizado pelo ser humano a fim de evitar que se cometessem erros e enganos; portanto, toda ação racional pressupõe uma ética, ou seja, um conjunto de valores que orientam a escolha de alternativa da ação.
A ética organizacional orienta no sentido de que as empresas devem investir na realização dos indivíduos, em todas as situações. Para se introduzir ou reforçar a ética empresarial, as empresas devem desenvolver políticas e princípios formais e informais que estabeleçam os valores organizacionais sem ambiguidade, e reflitam a consciência dos dilemas de implementação.
O interesse ético das empresas para com as pessoas deve-se estender à comunidade, na forma de