Responsabilidade social
Ao ler os artigos de referência obrigatória para o seminário procure retirar dos textos:
1. Conceito
É um conjunto de ações da empresa, com fins de demonstrar seu comprometimento com os valores éticos e com o bem estar social. Transcende a preocupação com o lucro, influindo na qualidade de vida de seus empregados e da sociedade, visto que reconhece o impacto de suas ações na sociedade e meio ambiente.
2. Contexto histórico
Originou-se entre o fim do século XIX e o início do século XX , nos Estados , a partir do reconhecimento da responsabilidade da empresa com a coletividade , pensamento esse fundado em uma firme convicção religiosa e moral, procurando alinhar os valores da empresa com os valores sociais.
Nasceu como uma precaução ao comunismo e a uma maior intervenção do Estado na economia após a crise de 1930 , procurando a manutenção do sistema social ali estabelecido.
Na América Latina, chegou nos anos 80 , sendo que , particularmente no Brasil , teve maior destaque nos anos 90 , tendo muitas adesões a partir daí.
3. Corpo teórico:
• Responsabilidade Social Interna e Externa;
Responsabilidade social interna é fundamentada no reconhecimento da importância da participação dos empregados na produtividade e nos resultados da empresa. Quanto melhor o relacionamento com seus empregados, melhor a produtividade. Passou-se a se valorizar o trabalho em grupo e o espírito de equipe já que todos são importantes.
Assim, buscou-se melhorar as condições de trabalho e as relações humanas nas empresas para se estimular uma maior produção e redução de custos.
Em síntese, é o reconhecimento da importância da parceria empresa-trabalhador.
Responsabilidade social externa é aquela que tem foco na relação da empresa com seu alvo, principalmente no que se diz respeito ao impacto de suas ações na sociedade a imagem que resulta disso. Por sua vez , com uma maior visibilidade da empresa , aumenta-se sua participação