Responsabilidade social
As transformações sócio-econômicas dos últimos anos afetaram profundamente o comportamento das empresas que visavam exclusivamente os lucros. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza, por outro lado ele passa a ter uma grande responsabilidade no meio em que está inserido. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.
Atualmente, a intervenção dos diversos atores sociais exige das organizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo.
Antes de tudo, se faz necessário definir alguns conceitos para clarear e facilitar a compreensão do artigo e ter o máximo de aproveitamento. Sendo assim, o primeiro conceito que iremos tratar é o de Responsabilidade Social.
Etimologicamente a palavra responsabilidade deriva do latim respondere, responder. Segundo o dicionário Michaellis, responsabilidade é "a qualidade de responsável", que "responde por atos próprios ou de outrem", que "deve satisfazer os seus compromissos ou de outrem".
O conceito de responsabilidade social deriva do termo "responsabilidade", o qual, de uso tão comum, encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem (DUARTE e DIAS, 1985, p.51)
Responsabilidade Social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.
De acordo com o Instituto Ethos (2007),
A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente