Responsabilidade Social
A finalidade do presente trabalho foi analisar o projeto de formação profissional do ACS (Agente Comunitário de Saúde), os quais atuam junto as equipes multiprofissionais desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças para indivíduos e grupos sociais, fortalecendo e ampliando a qualidade de resposta do SUS (Sistema Único de Saúde) às demandas da população.
Acompanhamos o trabalho desenvolvido por um ACS, que realizou o curso e hoje trabalha com carteira assinada desenvolvendo ações para conscientização da população que vive no entorno da UBS (Unidade Básica de Saúde) e próximo de sua residência fornecendo atenção e informação para que todos possam ter acesso a saúde básica e melhor qualidade de vida. Nesse contexto a responsabilidade social se trata de comprometimento permanente, de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus das famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo. São ressaltadas nesse momento, a seriedade da ética e a transparência nas relações com todos os seus públicos, a preservação do meio ambiente, o respeito à diversidade e a promoção da redução das desigualdades sociais.
1. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A responsabilidade social está voltada para a atitude e o comportamento da organização em face das exigências sociais da sociedade em consequência das suas atividades. Isso implica avaliação e compensação dos custos sociais que a mesma gera e a ampliação do campo dos seus objetivos, definindo o papel social a desenvolver para conseguir com tudo isso a legitimidade e responsabilidade em face dos diversos grupos humanos que a integram e perante a sociedade no seu conjunto.
Segundo Melo Neto e Fróes (2005, p.31):
[...] a maior dificuldade para definir a Responsabilidade Social está na amplitude do tema e consequentemente, na extensão de seu espectro. Da amplitude do tema, surge a complexidade do