Responsabilidade Social
TÍTULO: ADAPTAÇÕES DAS EMPRESAS PARA MELHORAR O DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE
Ana Célia Juliato Guarnieri
Daiane Aparecida de Oliveira
Débora Maria Businari
Elaine Cristina Alves da Rocha
Simoni Pegoraro
2º Ciências Contábeis
Orientador: Profº João Carlos C. Messias
Pretendemos demonstrar aonde e quais são as mudanças que as empresas vêm passando para poderem enfrentar um mundo cada vez mais globalizado, com a quantidade de concorrentes aumentando a cada dia. Estas alterações não ocorrem apenas internamente, mas também externamente e como isso às empresas necessitaram se adaptar e mudar seu modo de ver a sociedade.
Palavras-chaves: Social, Comunidade, Humanidade, Empresas, Desempenho
INTRODUÇÃO
O mundo ainda não compreendeu o verdadeiro significado da Ação Social, mas o número de pessoas que estão se conscientizando vem aumentando. Elas estão percebendo que as ações devem ser feitas para valorizar a sociedade.
Esta valorização está ligada a preservação da cultura e da identidade de um povo, de um desenvolvimento social ético e de respeito com as pessoas e o meio ambiente. A imagem das empresas, os seus funcionários e o relacionamento com seus clientes, fornecedores e a comunidade onde estão, é que geram valor.
O Governo deveria ser o principal responsável pelo desenvolvimento social, mas isto não acontece. Só conseguiremos diminuir este problema se houver uma união entre empresas e sociedade. E hoje, as empresas estão cada vez mais conscientizadas que praticar ações sociais não é apenas para adquirir deduções dos impostos, mas para gerar movimentos humanitários e muitos vêm destinando cada vez mais recursos as iniciativas sociais. Estes recursos são distribuídos em programas dentro das empresas ou em atividades que abrangem desde pequenas doações a grandes projetos das instituições.
As empresas buscam cada vez mais o reconhecimento pelo seu desempenho pela ação