Responsabilidade social
A responsabilidade social apresenta-se como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da empresa. O conceito de responsabilidade social por parte das empresas é bastante difundido na maioria dos países desenvolvidos. No Brasil, a preocupação dos empresários em contribuir para o bem-estar da sociedade é relativamente nova. No entanto, já se observa um movimento cada vez maior das empresas no sentido de arcar com responsabilidades em relação a seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, à comunidade onde atuam e ao meio ambiente.
Podemos notar que com o passar dos anos, as empresas têm estabelecido uma parceria com a comunidade responsabilizando-se pelo seu desenvolvimento. Porém essa forma de atuação evoluiu de uma relação social com a comunidade para uma forma de agir estruturada, embasada no planejamento estratégico da empresa tornando-se instrumento de gestão. A adoção dessa postura socialmente responsável pelas empresas aliada a um comportamento ético pode trazer muitas vantagens a organização e para aqueles que de alguma forma se relacionam com ela. Neste contexto, a responsabilidade social pode ser entendida como um processo de evolução da atuação das empresas, muito mais que filantropia, pois através dela as instituições passaram a repensar suas atitudes e procedimentos fazendo parte de uma mudança inevitável. Para que uma empresa seja considerada socialmente responsável deve ter uma atuação eficaz em ambas as dimensões, interna e externa, ou seja, assegurando o bem estar de seus funcionários e o desenvolvimento da comunidade onde está inserida.
Com a Vale não poderia ser diferente, pautando sua conduta numa atuação sócio-ambiental baseada na geração de resultados que reflitam no desenvolvimento das comunidades onde suas unidades estão inseridas. Assim, a intenção inicial do presente trabalho consiste em responder quais as principais