Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social Corporativa é uma ferramenta de gestão que introduziu no mercado uma visão humanista, ética e transparente ao segmento corporativo. Surgiu como uma resposta das empresas às percepções dos consumidores e com o público com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Quando as empresas captam recursos naturais do meio ambiente, renováveis ou não, estão utilizando um patrimônio social. Tais recursos quando devolvidos de forma deteriorada, afetam negativamente o patrimônio natural por meio da redução do volume de água potável, do nível de qualidade do ar, da redução das áreas de terras cultiváveis, restringindo, portanto, as condições de vida atual e futura.
É importante que a empresa divulgue suas ações, tendo em vista que a evidenciação de informações socioambientais torna a comunidade, os sócios e usuários em geral, conscientes da realidade da empresa. Essas informações sobre a postura socioambiental adotada pela empresa devem ser claras, objetivas e compartilhadas por todos os integrantes da empresa e interpretada pela maneira como a empresa opera com relação às expectativas da sociedade no respeito à lei, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente.
Tem crescido o número de empresas que estão adotando a responsabilidade social como fator estratégico de sucesso devido às pressões de clientes e fornecedores, dentre outros grupos. Até meados da década de 70, uma empresa era considerada sustentável se estivesse economicamente saudável, com bom patrimônio e lucro sempre crescente.
Para o novo conceito econômico, as empresas são consideras sustentáveis se interagirem de forma holística com os três aspectos do tripé da sustentabilidade -