Responsabilidade Social
Entende-se por responsabilidade social o cumprimento dos deveres e obrigações das pessoas físicas ou jurídicas para com a sociedade em geral; buscando torná-la mais justa e correta. Abrangendo mais a relação da responsabilidade social com o trabalho proposto, é importante mencionar a consciência que tal responsabilidade traz. Consciência de ajuda ao próximo sem nada em troca; de exercer ações simples, porém satisfatórias a quem as recebe. Não só por questões religiosas, mas também pela solidariedade inerente ao ser humano. Cada ser em sua magnitude é capaz de ajudar ao próximo. A responsabilidade social vem como uma definição da consciência humana de ajuda ao próximo sem interesse. Como já mencionado.
Esta definição se relaciona ao fato de que cada ação individual sempre tem algum impacto - positivo ou negativo - na vida dos cidadãos e da comunidade. Assim, a responsabilidade social caracteriza-se por meio da idealização de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, contribuindo para preservar e melhorar o bem comum e aumentar a qualidade de vida de todos. A base da responsabilidade social é a ética. Ser prestativo, agir conforme o coração pede e não maldizer o que foi feito ou para quem foi feito.
Um agir duplo: doar trabalho, força, ânimo e alegria; receber agradecimentos, sorrisos e sensação agradável ao coração. Sentimentos que vão e vêm espontaneamente. Agir sem querer algo em troca. Cada ação desenvolvida é significativa para quem a realiza e, mais ainda, para quem a recebe. Portanto, a responsabilidade social é a preocupação que se deve ter para com a sociedade e também para com o meio ambiente (visto as diversas ações de conscientização e projetos ambientais desenvolvidos por diversas empresas) desenvolvidos por valores morais e, na maioria das vezes tradicionais, que compõem o ser ético de cada um.
I.1 OBJETIVOS
Os objetivos do presente assunto circundam à percepção que se deve ter a respeito da ajuda ao