responsabilidade social
Responsabilidade social é um conceito em que as empresas decidem contribuir voluntariamente para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
As empresas devem se preocupar também com os interesses dos trabalhadores, comunidades, clientes, fornecedores, as autoridades públicas e a sociedade.
Existem dois níveis sobre o conceito de responsabilidade social. O nível interno, que são os trabalhadores, todas as partes envolvidas a empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo é o ambiente, os parceiros de negócio e o meio envolvente, com isso leva as consequências das ações de uma organização.
São muitos os fatores que levaram á necessidade de se observar uma responsabilidade das empresas. Com a globalização e a mudança industrial em alta, surgiram as preocupações na sociedade.
A atividade econômica tem causados danos ao ambiente, com isso, os consumidores, instituições procuram critérios sociais nas suas decisões, como por exemplo, os consumidores recorrem aos rótulos ecológicos na compra do produto. Por isso, as empresas estão sendo pressionada em relação aos requisitos ambientais. Com os meios de comunicação social e as tecnologias, adquiri-se mais informação em relação à transparência da empresa, tanto na atividade empresarial como econômica.
Responsabilidade social são os deveres e obrigações que pessoas e empresas têm para com uma sociedade em geral. Essa responsabilidade é uma forma de retribuir a alguém, por algo alcançado ou permitido, e por isso, modificando algo que recebeu ou sofreu o impacto, uma compensação.
Responsabilidade social corporativa é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, como a economia, educação, meio ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo, visando melhorar a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população. Esse conceito se fortalece quando as empresas, o governo e a