Responsabilidade Social
Neste comum esforço, o Projeto Integrador visa relacionar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas: Empreendedorismo2 e Modelo de Gestão Organizacional3, ministradas neste período letivo (1º ciclo). Este Projeto apóia-se na perspectiva da colaboração e cooperação entre as disciplinas, tendo como pressupostos a reciprocidade, enriquecimento mútuo e domínio do saber teórico adquirido ao longo do Curso, visando uma formação profissional aos futuros Gestores de Recursos Humanos.
O tema proposto, Responsabilidade Social, cruza a linha do tempo, por ser considerado uma “Cultura” (prática) necessária as organizações, todavia, pouca difundida nas empresas, devido as resistências relacionadas a custos financeiros e palpáveis benefícios. Devemos destacar que, diretamente, envolve também os interesses políticos, culturais e sociais, ou seja, alicerces das organizações e das sociedades, pode-se dizer que é um direito comum assegurado a todos os cidadãos - então, isto é cidadania.
As empresas necessitam relacionar o sucesso técnico e financeiro de suas atividades, por parâmetros de cidadania, minimizando as dúvidas quanto às transparências de suas ações (legitimidades/legalidades). Por esse prisma mensuram-se alguns dos desafios dos Recursos Humanos; entre eles é desenvolver nas pessoas o papel de cidadãos, que se sintam com parte da organização, valorizadas como essências no processo. Nesse percurso podemos apontar valiosos aspectos dos quais o RH se relaciona com a Responsabilidade Social, como: a missão da empresa, valores, código de ética, transparência com seus públicos interno e externo, comunidade local e a sociedade; critérios de participação de resultados que valem para todo colaboradores; projetos internos para integração de filhos de funcionários; proibição de práticas de discriminação, nos processos de seleção, promoção e avaliação; política de contratação de pessoas com deficiência; combate a situações de assédio moral e/ou sexual; difundir o