RESPONSABILIDADE SOCIAL
Empresas privadas e projetos sociais para a comunidade
Quer fazer um projeto para a comunidade em que a empresa está inserida e não sabe como? Sustentabilidade! Esse é o segredo para causar impacto duradouro e consistente. Diferentemente de projetos pontuais, projetos que proporcionem o desenvolvimento sustentável são muito mais representativos, tanto para a comunidade, quanto para a organização que a executa, pois se tornam autônomos e são capazes de criar uma rede de propagação das experiências conquistadas.
Sustentabilidade pode ser definida como o desenvolvimento de ações, para o meio-ambiente e a sociedade, capazes de satisfazer as necessidades dessa sociedade sem prejudicar as oportunidades das gerações futuras.
Pense no que sua empresa pode fazer para criar uma rede de desenvolvimento sustentável. Que ações são importantes para a comunidade e como essas ações podem ser postas em prática. Essas informações podem ser obtidas através de um diagnóstico. Um questionário que ajudará a identificar as principais necessidades ou deficiências existentes no ambiente do qual a empresa faz parte.
Essas informações nortearão os investimentos da empresa de forma adequada, para o alcance de resultados satisfatórios para todos os envolvidos. Alguns exemplos de projetos:
- Reciclagem de papel – Se sua empresa gasta muito papel, não é possível diminuir esse gasto e há um déficit de vagas de emprego na comunidade, pode-se pensar na montagem de uma cooperativa para reciclagem de papel. Os cooperados seriam moradores da cidade, capacitados para o serviço e toda renda obtida seria revertida para essas famílias, gerando renda e aquecendo a economia local.
- Educação – Um projeto de educação de adultos onde os beneficiados são os funcionários da empresa e membros da comunidade. Funcionários alfabetizados são mais facilmente capacitados para o exercício de suas funções. Comunidade