responsabilidade social
2 RESUMO
A Responsabilidade Social torna a empresa mais humana lidando com alguns assuntos sobre ter consciência e saber as conseqüências das nossas ações diante do meio ambiente, diante da sociedade e como as pessoas são afetadas pelas empresas.
As empresas podem afetam o meio ambiente, a sociedade e as pessoas de forma sustentável garantindo um bom futuro. Investir em Responsabilidade Social e o que a maioria das empresas estão seguindo e fazendo que esse novo conceito faça parte de sua política, crenças e de sua estrutura também.
As empresas começam a ter projetos que ligam seu seguimento a obras sociais estáveis, com alguns programas e projetos ligados ao mercado a qual essas empresas fazem parte e uma delas a Empresa Natura (do segmento de cosméticos e afins), ela criou um Instituto, chamado: “Instituto Natura” que possui vários projetos, todos bem interessantes que incentivam o a desenvolvimento educacional infantil, visando cidadania, e incentivando as crianças a serem cidadãos responsáveis, porque a educação transforma o mundo.
Palavras-chave: Responsabilidade social, empresas, empresas na sociedade, Brasil e empresas, cultura empresarial.
3 INTRODUÇÃO
A Responsabilidade Social parece apresentar-se com ênfase na década de 1990. No Brasil, teve início nos anos 1960, quando algumas associações empresariais introduziram valores e princípios éticos na cultura da empresa. Nos anos 1990, a década em que as empresas buscavam reestruturar-se para aumentar sua competitividade no mercado internacional, alguns diretores – e especialistas em gestão de empresas – associaram as iniciativas de responsabilidade social da empresa com propostas para racionalizar (reduzir) custos, aumentar as vantagens competitivas e administrar os riscos e a reputação de suas empresas. As repercussões internacionais de alguns indicadores sociais (incidentes de trabalho, trabalho infantil, trabalho forçado, entre outros), ao