Responsabilidade social
Rio de Janeiro, 27 de novembro 2010.
I. Resumo:
A idéia de estudar este assunto se deu de forma mediata através de observações e percepções realizadas em campanhas da Casa Ronald McDonald, que realiza em todo país a campanha MC Dia Feliz, instituição que abriga crianças e adolescentes em tratamento de câncer, que tem como objetivo principal a reabilitação da saúde. A Responsabilidade Social vem sendo cada vez mais uma prática das empresas. O presente artigo tem como principal objetivo entender porque o setor privado vem se dedicando a empreender ações sociais. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, tendo como parâmetro a Pesquisa Ação Social das Empresas.
II. Introdução:
Apresento meu trabalho sobre a importância da empresa estar envolvida com responsabilidade social.
A Rede McDonald percebeu a importância de implementar ações sociais. A partir desse pensamento entendeu que a Responsabilidade Social Empresarial não é custo, é investimento estratégico, ou seja, significa sobrevivência da empresa a longo prazo. O lucro passa a ser uma conseqüência inevitável de uma atuação responsável.
Por ser um conceito ainda muito recente no Brasil para diversas empresas, é clara a predominância de várias definições e interpretações. O conceito da empresa McDonald socialmente responsável, é avaliado com mais cuidado. A empresa têm procurado desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento social e, da mesma forma, com o desenvolvimento e crescimento de seus negócios, estratégias que têm alterado o conceito do marketing. Ao investir em ações sociais de forma consistente, as empresas do setor privado esperam melhoria para sua imagem, admiração de seus clientes, reconhecimento por parte do mercado e motivação de seus trabalhadores, enfim, contribuições para seus negócios. Conclusivamente, este artigo mostrou que somente a visão econômica empresarial não é mais suficiente para satisfazer as