Responsabilidade Social
INTRODUÇÃO
Os dias atuais, de ampla globalização e concorrência acirrada, exigem das empresas muito mais que a satisfação do cliente ou um produto de qualidade.
Dentro da Qualidade Total exigida para as empresas que necessitam sobreviver com sucesso no mundo atual é muito importante a Responsabilidade Social, que exige a participação de todos os envolvidos com a empresa com a busca de melhorias e benfeitorias para a sociedade como um todo.
A Responsabilidade Social começou a se inserir nas empresas á partir das décadas de 60 e 70, principalmente nos Estados Unidos, quando boa parte da população não aceitou a Guerra do Vietnã , com seus terríveis efeitos de seus armamentos, principalmente a bomba química na população e no meio ambiente. As empresas acordaram para a necessidade de prestar contas de seus produtos e impactos na sociedade.
Como crescer e vender mais se a empresa utiliza de práticas que danificam o meio ambiente e trazem prejuízo á saúde dos cidadãos?
Surgiu na Europa à primeira exigência por lei, da divulgação do balanço social das empresas, A França exigiu que toda empresa com mais de 300 funcionários divulgasse todo o impacto social e ambiental de seus produtos com a sociedade em que estava instalada.
No Brasil, surge a preocupação com a Responsabilidade Social á partir da década de 70, através da criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que perceberam um vácuo deixado pelo Estado no atendimento á população mais carente e suas necessidades sociais, as empresas passaram a ter uma preocupação em participar mais da comunidade em que atuavam, para tentar melhorar a educação, combate a fome e outras desigualdades sociais bastantes presentes até hoje na sociedade brasileira.
Ao longo dos anos a Responsabilidade Social foi ganhando importância com discussões em órgãos da ONU, eventos como a ECO 92, e criação de órgãos como o Instituto ETHOS no Brasil, que é forte referência na implantação de boas